.

.

Bola pra frente!



Infelizmente não deu...
Difícil acompanhar seu time por toda uma partida, por toda uma temporada, por toda uma vida e vê-lo perder. Mais difícil ainda certamente, é ser jogadora desse time, batalhar tanto, dedicar-se tanto, chegar a uma final e não sair de lá com a tão almejada medalha de ouro. Sei que neste momento, nada pode consolar nem as jogadoras, nem a torcida. Mas também não é este o intuito.

O mais difícil foi ver minhas meninas, aquelas que sempre vi com sorrisos enormes estampados no rosto, com os olhos cheios de lágrimas. Lágrimas de tristeza, de frustração, de inacreditabilidade. As mesmas lágrimas que derramei. Nada mais inapropriado agora do que perguntar/ querer saber o que deu errado. No voleibol é assim, qualquer deslize mínimo pode ser fatal. Por isso nem quero e nem vou discorrer nesse texto sobre isso. Muito pelo contrário. Nunca gostei de ser porta-voz de más notícias, por isso minha fala se sustenta não nessa derrota, mas nas tantas vitórias que fizeram do Osasco nesta temporada, o time mais brilhante, o time dos sonhos. 

Primeiramente quero parabenizar a todas as jogadoras, comissão técnica e torcida osasquense pelo ponto forte que nos une: garra! Se o time não mostrou hoje seu melhor, tenho certeza que cada um fez o melhor que pode naquele momento em que estava em jogo não só o físico das atletas, mas o psicológico e o emocional de toda uma nação de torcedores. Elas queriam vencer, elas tentaram vencer, elas mereciam vencer.

Nesta temporada o Sollys/Osasco foi o lar do elenco mais bonito que a equipe de Osasco já teve desde sua formação. Foi o lar de um grupo forte,  vitorioso. Vitorioso não só pelos títulos conquistados, mas acima de tudo pelas pessoas vitoriosas que estiveram juntas este ano, que sempre acreditaram, que sempre lutaram. Garra, dedicação, determinação, foco, alegria, união, amizade, persistência, experiência, amor. Todas essas palavras são ainda insuficientes para definir esta equipe. Deixo registrado, meus parabéns a todos e a cada um que pintaram de laranja o voleibol nacional.


Tiro o chapéu e aplaudo de pé esse grande técnico do voleibol brasileiro e da equipe de Osasco que é o Luizomar de Moura. Guerreiro, assim como todo o time, ele é antes de tudo amigo das jogadoras. Por mais complicado que seja o momento, Luizomar nunca perde a paciência. Entende suas jogadoras, e junto a elas procura se sobressair diante de todas as dificuldades. Parabéns!


É impossível pensar na Adê e imediatamente não sorrir. Se possível fosse personificar a alegria, dar a ela um rosto, uma voz, uma personalidade, ela seria exatamente assim como Adenízia. É a nossa camisa 5 o motor da vibração de Osasco, vibração que sempre foi o grande diferencial da nossa equipe. Ela que apesar da fratura que sofreu durante a competição teve força para continuar a brigar pelo seu time. Parabéns!


Capitã! Quem melhor que a Jaqueline para liderar esta equipe? Ela que é o retrato mais fiel da garra! Foram muitas as adversidades, mas a camisa 8 jamais entregou os pontos, jamais abaixou a cabeça, sempre soube se sobressair com sua competência, experiência e descontração. É o nosso passe mais certeiro, é a força arretada do nordeste, é batalha, é perseverança, é a cara do voleibol de Osasco. Parabéns!


Mais uma filha de Osasco. Posição de líbero é um tanto complicada, mas a Camila Brait a executa com maestria. Lá vem bomba da quadra adversária, torcedor fecha os olhos, é bola indefensável. Seria indefensável, mas é ai que aparece todo o poder da defesa laranja que se sustenta, sobretudo, na figura da Brait, que com autoridade de campeã realiza as mais difíceis,  mais espetaculares, mais importantes defesas. Parabéns!


Dir-se-ia que a missão da Fabíola era a mais privilegiada de todas. Pois ter como opção brilhantes atacantes da nossa seleção é o sonho de toda levantadora. Mas só isso não bastava, era preciso saber administrar, saber como proceder para trazer pro jogo toda a potência do ataque laranja. E a Fabíola fez isso, e fez isso sorrindo. Com toda a humildade e simpatia que lhe é peculiar, a levantadora do time soube durante essa campanha usar de todas as suas opções. Foi de partir o coração vê-la chorar. Ela que sem dúvidas foi o grande destaque deste grande clássico de hoje. Parabéns!


Ferrrrrrrrrrnandagaray! E quem não se emocionou com a ponteira gaúcha ao longo dessa temporada? Quem não vibrou com aqueles inesquecíveis 36 pontos no jogo contra o Sesi? Falo sem medo de errar, que a Fê Garay foi de longe a melhor e mais efetiva atacante do time e da Superliga, e olhe que a concorrência não era nada fraca. Sua força e confiança foram determinantes nos momentos mais decisivos. Parabéns!


Concentração, seu nome é Thaísa Daher. Arrisco-me a dizer que esta é a palavra que melhor define a nossa camisa 6 em quadra: concentração. Desde que comecei a gostar de vôlei vejo a Thaísa como a bola de confiança, o tipo de jogadora que "gosta de ver sangue nos olhos", que quer jogo a todo momento, que cresce ao longo da partida. É o paredão, o nosso paredão de 1,96 de altura e indizíveis quilômetros de competência. Parabéns!


Ah, como é fácil e ao mesmo tempo difícil falar dessa maravilhosa jogadora que é Sheillinha. Como fazer isso sem recorrer ao clichê que habita o coração de torcedora, e de fã que sou? Primeiro quero dizer que acompanho a carreira da Sheilla há muito tempo, e nunca tinha a visto tão feliz em um time quanto a vi no Osasco.  Em segundo lugar, quero deixar meu mais sincero agradecimento a pessoa que mostrou a ela que era possível viver de voleibol e que ela tinha capacidade para isso.

Foram Olimpíadas, Grand Prix, Superliga, Sul-Americano, Campeonato Paulista, Mundial de Clubes, Campeonato Italiano e tantas outras conquistas que eu poderia ficar horas e horas falando apenas dos títulos que a nossa queridíssima camisa 13 já conquistou. E diante tantos títulos, não será essa derrota capaz de apagar ou minimizar uma carreira que foi desenhada com sucesso. Definitivamente, a dona Terezinha sempre teve razão: Sheilla Castro é a melhor jogadora do mundo.

Campeã, sob todos os aspectos campeã. Não são apenas os diversos títulos que comprovam o que digo, mas principalmente a força de vontade, a competência, a determinação que são marcas registradas da oposto. Seu grande diferencial é a tranquilidade, ela joga com calma, inteligencia, técnica, coisa de quem sabe o que faz, dentro de quadra, com toda a sua experiência,  transmiti confiança para as demais jogadoras, é uma estrela que brilha com o grupo e para o grupo. Tão competente, e tão humilde, a heroína da FIVB parece não ter noção do quanto é talentosa e indispensável em qualquer grande decisão.

Parabéns por todo o esforço, por toda vitória, por toda derrota, por toda partida, por toda a luta! Parabéns pela campanha vitoriosa que fez em Osasco. Foi pela Sheilla que sempre torci, é pela Sheilla que torço, e é por ela que sempre torcerei, independente de time, independente de resultado.

Ao banco de Osasco:
São tantas as jogadoras que formaram o banco da equipe osasquense nesta temporada. Deixo  os meus sinceros e orgulhosos parabéns para essas meninas que souberam aproveitar as oportunidades que surgiram, que tentaram ajudar o time sempre que acionadas, que fizeram sempre o melhor que podiam. Que em momentos como o de hoje, viraram também torcedoras. Achei muito bonito quando a Karine foi até as meninas incentiva-las a continuar lutando, chamou a torcida.



Torcer é antes de tudo acreditar. Torcedor é aquele que ama o time que escolheu, que comemora, grita, vibra junto a cada vitória. Que chora junto e apoia em cada derrota. Ser torcedor é vivenciar a mais incrível das emoções, é prometer o impossível pela vitória do time. É estar ao lado da sua equipe, independe de resultados.

Quero agradecer a toda a equipe de voleibol do Sollys Nestlé/Osasco pela campanha maravilhosa. Por todos os grandes jogos que proporcionaram a seus torcedores. Ainda não sabemos como serão as próximas temporadas, mas esta formação 2012/2013 entra para a história do vôlei mundial. Tenho orgulho deste time de guerreiras! 




(Texto: Andressa Figueiredo)

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »